CentroCred Financeira

SCR

Sistema de informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR)

O que é o SCR?

       O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) é um banco de dados sobre operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no País.

       O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, mediante coleta de informações sobre as operações concedidas.

 

Que dados são registrados no SCR?

       São registradas no SCR as seguintes operações:

  • empréstimos e financiamentos;

  • adiantamentos;

  • operações de arrendamento mercantil;

  • coobrigações e garantias prestadas;

  • compromissos de crédito não canceláveis;

  • operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;

  • demais operações que impliquem risco de crédito.

 

O SCR é um cadastro restritivo?

       Não. O SCR não é um cadastro restritivo, porque há informações tanto positivas quanto negativas. O SCR apresenta valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso), ou seja, na grande maioria dos casos é uma fonte de informação positiva, pois comprova a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente. Portanto, estar no SCR não é um fato negativo em si e não impede que o cliente pleiteie crédito nas instituições financeiras, podendo, inclusive, contribuir positivamente na decisão da instituição em conceder o crédito.

       Outro aspecto importante que diferencia o SCR dos cadastros restritivos é que, diferentemente do que ocorre naqueles cadastros, existe no SCR uma exigência para que as instituições financeiras tenham autorização específica de seu cliente para a realização de consulta de seus dados no SCR.

 

Quem pode consultar as informações armazenadas?

       O SCR pode ser consultado pelos próprios clientes, pelo Banco Central do Brasil e pelas instituições financeiras, desde que tenham autorização específica dos clientes. Desta forma, a CENTROCRED somente irá realizar consulta no SCR mediante a autorização do cliente.

 

Os meus dados estão errados no SCR. Como fazer a correção?

       As informações remetidas para fins de registro no SCR são de exclusiva responsabilidade das instituições, inclusive no que diz respeito às inclusões, às correções, às exclusões, às marcações sub judice e ao registro de medidas judiciais e de manifestações de discordância apresentadas pelos contratantes. Assim, somente a instituição responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la.

       Se os seus dados estiverem errados, você deve solicitar a retificação à instituição responsável pela informação.

 

Já quitei minha dívida, mas o meu nome não saiu do SCR. Por quê?

       O processamento de dados do SCR não é feito em tempo real. A partir da data-base abril 2014, as instituições financeiras têm até o 9º dia útil de cada mês para enviar as informações relativas ao final do mês anterior. Após essa data, há ainda o prazo de processamento das informações pelo Banco Central. Por isso, é aconselhável que a consulta seja realizada a partir do final do mês subsequente à data-base desejada, quando o volume de informações processadas será maior.

 

Por quanto tempo os dados ficam disponíveis para consulta no SCR?

       Os dados para consulta de devedores individuais (consulta à própria informação) ficam disponíveis por 60 (sessenta) meses.

 

Para maiores informações, consulte o site do Banco Central - www.bacen.gov.br